terça-feira, outubro 17, 2006

40º à sombra


Évora é uma cidade bonita de se visitar, contudo complicado de levar o carro, pois trata-se de Patrimonio Mundial e por isso o melhor é deixar o carro estacionado junto a uma das portas que dão acesso à cidade.
Mal viramos a primeira esquina, eis que nos aparece, tal qual nos postais, o Templo de Diana, o qual é uma obra ainda hoje imponente, tendo em conta que se encontra em bastante mau estado de conservação. Ao seu lado a Pousada dos Lóios, poiso de gente abastada tendo em conta os preços actuais.
Mais uma rua estreita e eis que chegámos à Sé de Évora com a sua porta ogival repleta de pequenas estátuas que representam os Apóstolos.
Lá dentro a 1.ª surpresa, querem cobrar bilhete. Ora mal a funcionária viu o desagrado nos nossos rostos e a vontade expressa de sair, diz-nos "ok, vou cobrar como se fosse bilhete de terçeira idade" e concordamos.
Sabia que foi nesta igreja que as bandeiras que o Vasco da Gama transportou até à India na sua viagem foram aqui benzidas ?
Mais algumas ruas estreitas e chegamos â famosa Capela dos Ossos - brrrrr - um sítio mesmo estranho com as suas paredes repletas de ossadas humanas - mas o melhor é a frase na porta - "Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos"
Mais algumas ruas e eis que chegamos à Praça do Giraldo, local comum de ajuntamento popular.